sexta-feira, 9 de março de 2007

Lembra do "For Making Love"?


"Turnarooooound, bright eyes..."


E como não lembrar da tradução simultânea de "Total Eclipse Of The Heart", oferecida pela Leidivânia do São Lázaro ao seu amado Ozivaldo da Betânia?

Fosse pra curtir ou pra zoar, ninguém conseguia desligar o rádio daquele sensacional festival de breguices capitaneado por Éfi Cavalcante e sua inconfundível voz "Tomei Gardenal e Fui Trepar" - que só ele (e talvez a Leidivânia do São Lázaro) achava sexy, mas todo mundo adorava assim mesmo.

O slogan "Para Amar Demais e Bem Gostoso" tinha um apelo feiticeiro. Resistir não dava. A química fluía feito feromônio musical pelas ondas do rádio, convidando meia Manaus a um surto coletivo de coitos (ou gargalhadas) enquanto Scorpions, Air Supply, Bonnie Tyler, Bryan Ferry e demais reis do mela-cueca botavam pra quebrar com os berros, gemidos e susurros mais adoravelmente mal musicados dos anos 80. Muita gente que hoje suspira pela Joelmala ou pelo Blargh Guerra foram concebidos nessa época, mas infelizmente não trouxeram do berço toda essa bela e romântica formação musical - com exceção das meninas do Rêmulo´s, que fazem questão de temperar seus shows exóticos com os mesmos hits eternos da trepada-music, numa bem-vinda influência às novas gerações.

Somando charme, sentimentalismo e o fôlego de F. Cavalcante para traduzir até os "tchu-ruru" de "Lady in Red" (a daaaamaaaa de veRRRRme-lhuuu), O "For Making Love" fez tanto sucesso que virou referência - além de um show ao vivo que abalava as estruturas de muitos corações no Juventus de Santo Antônio. Mas o tempo nos deixou órfãos de mais esta maravilha, assim como carregou outras lembranças eternas da Manaus Sou-Pobre-Mais-Sou-Feliz - como o cascalho vendido na lata com triângulo anunciando, a caninha Chora Rita, o papagaio do reclame da manteiga Cabeça de Touro e as grades de Crush e Mirinda que a gente ganhava no programa da Tia Cida. Bons tempos...



"Making looooooove, out of nothing aaat-all!!!"

12 comentários:

Anônimo disse...

Para amar demais...demais...demais...com équiu! Pior foi a minha irm~, que foi receber um brinde ao vivo no programa do Lupércio Ramos, pq a gente ficava pesquisando as respostas na BARSA! O prêmio??? Um belíssimo abridor de garrafas!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Para amar demais...demais...demais...com équiu! Pior foi a minha irm~, que foi receber um brinde ao vivo no programa do Lupércio Ramos, pq a gente ficava pesquisando as respostas na BARSA! O prêmio??? Um belíssimo abridor de garrafas!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Bizzy, eu nunca pude sacanear o F. cavalcante pq a filha mais velha dele era da minha sala no Auxiliadora. Uma injustiça ao meu poder de fazer piada de tudo. Trauma de infância.

Eu gostava mesmo era da Tia Cida. Sonhava ir la no programa dela, mas meu pai nunca deixou. Uma pena.

Alexandre Nogueira Santana disse...

Ziza, eu tinha esquecido de comentar o efeito équiu! Contribuía muito pra "atmosfera de sonho" (égua!) que cercava o programa. E jura que tua irmã gastou os dedos na Barsa pra ganhar um abridor do Lupércio? Mana, são essas coisas que fazem a vida valer a pena... E eu, que fiquei de castigo um mês (sem q-suco e sem milhitos) porque a mamãe descobriu que eu jogava catolé debaixo do Trem da Alegria na Praça da Saudade (isso porque o maldito motorista não queria trocar aquela "música do Tarzan" que tocava 650 mil vezes!)

Alexandre Nogueira Santana disse...

Dani: Pois fique sabendo que eu conheço uma criatura - a Nara, amiga da minha irmã - que participou do concurso "Menudo do Amazonas", na tia Cida (ela era o Ricky!). Depois de várias eliminatórias (e muitas grades de Crush distribuídas), a "equipe" dela ganhou! O prêmio era um jantar com o Robby Rosa e elas tão esperando até hoje...

Unknown disse...

muito bacana hoje trabalho muito pois sou advogado e vcs não sabem o quanto tenho saudade daquela época sem nenhuma responsabilidade

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

cma disse...

F.Cavalcante teve o respeito de Orgãos importantes da imprensa nacional como o jornal o Globo e Jornal do Brasil,sou baiano resido em salvador e visitei muito Manaus nos anos 90 e adorava ir aos Baile do F. que para mim é a melhor voz do Amazonas.

Anônimo disse...

acho que hoje se alguem tem uma foto com a tia cida, no programa acritica, é um relíquia e deve postala na internet.

Vinicius disse...

Não havia tanta violência como hoje. Você podia atravessar a cidade a pe. Sem ninguém mexer com você. Agora faz isso hoje.É sentença de morte na certa.aqui no bairro do Aleixo nos anos 80.havia uma sede de dança que se chamava disco clUb. Mas todo mundo só chamava de rala bucho.enfim era puro molecagem.mas os anos 80 foi a melhor época de todas.

Vinicius disse...

QUEM NÃO VIVEU OS ANOS 80. NÃO SABE O QUE É BOM. A CENA POP ROCK ERA ÓTIMA! . BREGA É ESSAS MÚSICAS ESCROTAS DE HOJE. POIS ATÉ A MPB ERA SOFISTICADA. HOJE É UM TAL DE BOSTANEJO QUE ENCHE O SACO. TECNNO BREGA ENTÃO NEM SE FALA MANINHO. NÃO HÁ COMO COMPARAR AS GERAÇÕES..

Anônimo disse...

Wellington, Fiquei várias vezes com a fita cassete preparada no gravador esperando a música desejada, quem não fez isso?
Gostava muito do programa do F. Cavalcante e suas traduções