quarta-feira, 14 de março de 2007

Ele é brasileiro e não desiste nunca!

É que nem visita de parente: quando a gente menos espera, ele chega e se instala!


Pobre não tem nada mas é tudo!

....................................................................

ItacoatiarEMO

Pensam que minha Tacota querida é o fim do mundo, né? Pois mordam a língua, seus peçonhentos! Itacoatiara é chique, cosmopolita, arrojada, up-to-date.

Pois que a mudernérrima tribo dos EMO chegou na Pedra Pintada com força total já faz é tempo. Duvidam? Pois saca só a conversa que flagrei na pracinha do Rosário, entre dois respeitáveis vereadores eleitos naquela simpática cidade:

- Aí, nóis vinhEMO, né? CheguEMO lá... e esperEMO,esperEMO, esperEMO... só que os assessô do hômi num vinheram... daí nóis fiquEMO puto de isperá e vortEMO!


Tacota vanguarda no balde. Lá só se fala em EMO. E o orgulho me sacode.

...............

AAAAAi, Jesus!

Diferente daquele pagão do Bizarro, eu sou um rato espiritualizado. Fiz até Crisma, escondido debaixo das toalhinhas de crochê do altar da Matriz. Religiosidade é algo que eu prezo, amo e respeito.

Mas tem irmão que exagera. Olhaí a pobre da Silmara, verdadeiro anjo de candura que faz faxina na casa do Bizarro. Silmarinha é evangélica fervorosa. Mesmo. A ponto de queimar de febre uma semana, por conta de uma dor de dente mal tratada, sem dar-se o luxo de procurar tratamento (sofrer é cristão e dá status no culto).

Tresantonti eu esbarrei nela lá no mercadão e perguntei: "E como vai teu dente, Silmara?". No que a infeliz me responde, puxando ar lá do fundo e com uma cara de Lassie atropelada que se desse eu pegava no colo: "- Ah, seu Tchaca-Tchaca, o dente tá uma bênção: dói dia e noite...".

Haja fé. Se um dente que dói dia e noite é uma bênção, não quero imaginar o que seria uma maldição. Como diria a Crente Girl e estrela pop Marli: - Misericórdia!

...............

Mera nomeclatura

" - Dotô vereadô!", chamou o assessor puxa-saco, em visível inquietação. "- Tá a rapiocági todinha aqui da oposição falando mal do sinhô. Diz que o seu nome tá na lista do SPC!". "- Égua!", retruca com indignação o nobre político, "- A culpa num é minha, não! É esses povo aí da tal ´alta cúpla´ do partido, que véve trocanu a gente de legenda! Que eu saiba, eu era do PMDB... Mas se agora me jogaru presse tal SPC, nem eu sabia!".

(...)

Nóis zurra, mas nóis se elégi. E viva a democraSSia.

...............

Chá de Panela

Meu compadre Quênnedy, freguês das antigas, tá por demais já bossal. Bossal assim mesmo, com dois éssi, que ele agora só anda de Hugo Boss (do bate-palma, mas é).

Isso tudo porque ele, mais comadre e a curuminzada toda, tão de muda lá da beira. Depois de 15 anos com aquele pitiú de igarapé podre debaixo das ventas, a família foi contemplada com uma casinha (de alvenaria, manque!) num conjunto novo desses bem ali (aponta com os beiços).

Fim de semana lá tem festa pra comemorar o novo lar e a geladeira que compadre Quênnedy tirou na prestação. Vou levar meus espetinhos mistos de filé miau com lingüiça de mucura pra gente assar vendo o DVD novo da Calypso, que tá de arrepiar o cangote. A Joelma agora sai até no Luciano Huck, te mete! A lôra é chique no balde.

Os leitores estão todos convidados pro rega. O duro é chegar lá. Sabe o Caixa-Prego? Pois é: segue adiante, depois do vento fazer a curva, cata a meia que Judas perdeu, anda mais um pouquinho, pára na Casa do Cacete pra pedir informação, segue reto toda a vida até tropeçar nas pregas do fiofó do mundo. É lá.

...............

Tchaclassificados

E pra comemorar que não sou mais um rato invertebrado (voltei a ter coluna!), eis que inauguro uma nova sessão: os Classificados Tchaca-Tchaca!

Aqui a gente compra, vende, troca, faz rolo, financia no Fininvest, divulga resultado do bicho, anuncia missa, pede voto e oferece uns bico pra essa gente bronzeada que quer mostrar seu valor, mas não consegue caso de quê emprego tá difícil...

Solta o reclame do Seu Chico!



(P.S.: Seu Chico tá vendendo só o barco. Motor de rabeta não incluído. Bizarrete-Sem-Cabeça também não.)

5 comentários:

Anônimo disse...

Seu menino, me chacoalhei de rir. Tacota city tá bombando, rapaz. E eu to com saudade de ti. Será que ainda rola aquele almoço? Tem que ser no dia que o cartão de crédito estiver desbloqueado. Hahaha.
Beijosssssss

Alexandre Nogueira Santana disse...

Tacota tá bombando mesmo, Nanne... cheia de cratera e com a imagem queimada, lembra mesmo algo que foi bombardeado (e, de fato, foi: bombardeio de décadas de administração municipal corrupta e incompetente). Mas a cabocada sobrevive, vamos ter fé. E quanto ao almoço... pra já! Vamos ver se os nossos cartões de crédito estão de bom humor na mesma data. Te ligo!

DaniG. disse...

Menino eu soh faço rir de ti, viu ? Essa da Emo foi otEma hahahah

Anônimo disse...

maninho kede tu ? comprou o barco do Chique e ta por aih de bubuia é ?

Alexandre Nogueira Santana disse...

De bubuia, é fato... boiando em trabalho, que a semana foi do lasca. Mas taí, já tem bizarrice nova e mais un monte na fila. Difícil é dar conta de anotar todas!