sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Quando a Rádio Panorama de Itacoatiara só toca Lady Gaga e o BOPE precisa de autorização da Globo pra matar traficante, sinto que já tá na hora de arrancar Bizarro Kid de seu soninho de beleza!

BIZARRO KID - O RETORNO!


Podre de Chique


O Vieiralves renderia estudos fascinantes. Não de arquitetos, urbanistas ou sociólogos, mas de físicos. A teoria dos universos paralelos é facilmente comprovada na prática em qualquer ruazinha dessa incrível localidade - até porque tais ruazinhas tem uma engenharia de trânsito incompreensível e todas parecem levar ao mesmo lugar (que, coincidentemente, não era o lugar aonde você pretendia ir).

Vieiralves é como o País das Maravilhas seria se ficasse no Haiti. Ou Versalhes, às margens do Ganges. É palácio com bosta correndo na porta. Rainhas acenando seus ouros a párias. Fachadas luminosas que mal se enxerga, cobertas por teias de fios elétricos que há uns 30 anos já deveriam ter sido colocados debaixo da terra. Ternos e casaquinhos finérrimos, mas cuja única função parece ser a de aniquilar a elegância de seus donos sob baldes de suor, mesmo com a onipresença do ar-condicionado - já que as árvores foram todas arrancadas e o calor é aquele que nos faz pensar se o mundo já não acabou e o capeta tivesse feito test-drive por aqui.

Mas é tudo trés-chic, mon bien. A noite é plena de agitação e alegria. Do churrasquinho da tia ao sushi da patricinha, tem de tudo e pra todos (bem, pra todos que possam pagar).

Os barzinhos de lá dão uma bela empurrada na sua vida social. Aliás, na sua vida sexual também. Em estilos variados, mas todos projetados com proposta minimalista - bem, ao menos na proposta -, comportam facilmente 200 pessoas num espaço que mal acomodaria 20. Qualquer contato físico ganha contornos quase pornográficos: é impossível caminhar até o bar ou ao toilette sem roçar involuntariamete (ou não) em dúzias de pessoas. Em alguns casos a gente fica até sem jeito - sem saber se deveria puxar conversa, perguntar coisas como "Olá, Você Fuma? Curte Djavan?" - uma vez que a intimidade já foi estabelecida na marra.

Mas mesmo quando surgem situações potencialmente constrangedoras, nunca sai briga: no Vieiralves, todos são civilizadíssimos, vacinados e com pedigree. E que pedigree: tem boate ali que reúne, numa única noite, metade do PIB do Amazonas, dois terabytes de colunismo social e umas 5 mil páginas de processos de sonegação. Tudo regado a Johnny. Mítico!


Caminhando, Drogando-se e Seguindo a Oração


Lembra do bar que fechou? Do supermercado que sumiu? Da lojinha de badulaques da Vovó Arlinda e do ferro-velho do Tonhão, que deixaram de existir? Passa lá e vê o que aconteceu. Valendo uma balinha Xaxá de abacaxi que abriu no lugar:

A) Uma sapataria
B) Uma igreja evangélica
C) Uma ótica
D) Uma farmácia
E) Todas acima

Esquisito, né? Será que tem tanto doente cego precisando de sapato novo pra ir rezar? Manaus tem mais farmácias que padarias. Tem 5 óticas pra cada míope. Umas 200 sapatarias por quilômetro quadrado, e qualquer galpão que fecha vira igreja no dia seguinte. Teatro, mercadinho, floricultura e quitanda são artigos em extinção. Ou o fisco faz vista grossa pra determinadas atividades comerciais (sim, eu incluo as igrejas nessa categoria) ou Manaus está se antecipando a um Apocalipse de Filme B: a Incrível Invasão das Centopéias Crentes Míopes Hipocondríacas.

5 comentários:

Nakamura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nakamura disse...

Sobre os contatos físicos...
Dependendo do lugar.. já aproveita que tá comendo sushi né... e só encaminha para o próximo passo do rito. =D

Isso sem esquecer da praga das cadeiras de madeira Tramontina!

Welcome Back, Tio Bizarro! Fizestes falta...

Doutor Estranho disse...

O que mais me incomoda é que a maioria das ruas só tem um sentido. A falta da ambiguidade destoa do resto da baricéia. E mesmo tendo percorrido tanto as ruas do bairro, dia desses me assustei ao descobrir que tem até um Dom Quixote por lá!

sonha-gleide disse...

Oi flor adorei conhecer seu blog e seu post, muito fofo seu blog,ja virei sua seguidora e te convido a conhecer meu cantinho,se puder me seguir tbm,ficarei feliz,desde ja agradeço sua atenção,ah tem um mega sorteio lá ,particpe,bjus
http://blogdasonhagleide.blogspot.com

Anônimo disse...

O texto é deliciosamente ácido. É divertido assistir a todos tentando manter a pose e o estilo, em lugares mínimos e barulhentos, com cara de melhor vibe do mundo. Podre de chic. Se o Sancho Pança resolver visitar o Dom Quixote, vamos ter que acionar a defesa civil.